quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexologia nos Pés


Quem já não chegou em casa exausto de um dia de trabalho ou com aquela dor no corpo que não se aguenta mais ficar em pé louca para chegar  e relaxar?
Então a reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada orgão, glãndula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença... mediante o tratamento dos reflexos, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos  os sistemas. Tratando um pé de cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as técnicas digitais apropriadas.
O principal beneficio da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse.


A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas especifícas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.


Para incrementar que tal um escalda-pé com ervas e sal grosso, ou colocar pedrinhas roladas (de rio ou cristais) em uma bacia com água morna para pisotear, após realizar uma massagen nos pés e para depois pressionar as zonas reflexas.
A ação da reflexologia pode ser muito benéfica em alguns tipos de problemas de saúde descritos a seguir:
Dor de cabeça, coluna, vista cansada, pressão, nervo ciático, prisão de ventre, ansiedade, labirintite, perna inchada, artrite, asma, cálculos renais, entre outros. Sendo muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o
beneficiário.

Experimentem, comentem, até o próximo post. Espero que tenham gostado.
abraços!!

3 comentários:

  1. Muito bom o blog,
    ajuda a incentivar a nos cuidar,
    estou até pensando em fazer umas sessões de corrente russa.

    Beijo Clarice

    ResponderExcluir
  2. Adri gostei muito do teu blog!!!
    Eu li que existe tratamento fisioterápico para o alívio da dor de cabeça, o qual identifica as tensões e alivia com utilização da Osteopatia, fazendo terapia manual, alongamento e inibição da musculatura tensionada, proporcionando um alívio instantâneo e ajudando também a melhorar a insônia. Eu queria saber se este tratamento é de longo prazo, ou algumas sessões aliadas a RPG acelerariam este resultado, já que nossos grupos musculares são todos interligados? Eu sei que dentre as causas da dor de cabeça, as mais comuns são: a má-alimentação, insônia, estresse, ansiedade e sedentarismo. Portanto, não é útil só tratar a dor com a Fisioterapia, mas também levar uma vida mais saudável. Hoje em dia vivemos em constante tensão, fisioterapia é um bom caminho e para uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir
  3. Olá fatos e fotos!!
    Que bom q vc gostou do blog, fico feliz!!! mas respondendo as suas dúvidas, sim, existe tratamento fisioterapeutico para a dor de cabeça e a osteopatia é uma ótima técnica que visa harmonizar os ossos do crânio e da coluna para restabelecer o equilíbrio entre essas estruturas,a osteopatia é indicada para prevenir e não apenas tratar os sintomas. Com o uso das mãos, em movimentos de tração e distração, o osteopata reequilibra os ossos, os ligamentos e os músculos dando sustentação, eliminando a dor e o problema que lhe dá origem. Quanto ao tempo do tratamento isto depende muito, preciza ter uma avaliação individual, já a Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo, corrige a postura e alinha as estruturas, e a prática de exercicios fisicos não só faz bem para o corpo, como para a mente, por isso devemos nos abtuar a ter habitos de vida mais saudavéis...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir